Temperos de apartamento: saiba como fazer a sua própria horta
Ter uma horta em casa é sinal de saúde: permite colher hortaliças sem agrotóxicos e, além disso, é um incentivo a mais para consumi-las diariamente. Além destes benefícios, cultivar uma horta pode ser uma boa atividade para passar mais tempo com a família, ensinar aos filhos sobre a natureza e, também, criar um ambiente interno refrescante!
E o melhor de tudo é que ter uma horta não é exclusividade de casas com quintais espaçosos. Isso mesmo! Cada vez mais a horta vertical se difunde entre moradores de edifícios que, na busca pela alimentação saudável, apostam na produção caseira destas preciosidades.
Quer ver algumas dicas de como montar e cultivar a sua própria horta? Então confere aqui:
Escolha o local: em geral, é preciso haver incidência de luz solar de pelo menos 3 horas diárias em suas hortaliças. Não esqueça de optar por um ambiente arejado e com pouca umidade!
Defina em qual recipiente irá plantar: a horta pode ser montada em vasos, embalagens recicladas, floreiras, caixas de madeira e até em sapateiras.
Escolha o que plantar: a variedade de verduras, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande! Para chegar nas escolhas ideais para você, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige. Algumas sugestões muito usadas: hortelã, alecrim, orégano, sálvia, louro, tomilho, salsinha, cebolinha, manjericão, alface e tomatinho cereja.
Prepare o solo: há formas diferentes de preparar o solo com uma boa quantidade de nutrientes, existindo, inclusive, alternativas de terras já preparadas que podem ser compradas em lojas especializadas. Quem deseja fazer a preparação pode adotar uma receita caseira: 1/3 de terra preta, 1/3 de um mineral chamado vermiculita e 1/3 de matéria orgânica, que pode ser esterco de aves, húmus de minhoca ou outros compostos.
Irrigue e adube: a dica é irrigar sua horta sem excessos. Se a água escorrer, significa que alguns nutrientes do solo estão sendo desperdiçados. Além disso, manter o solo da horta rico em nutrientes através da adubação vai ajudar a formar plantas mais bonitas, viçosas e bem desenvolvidas.
Colheita: o tempo para colher um vegetal varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, qualidade do solo, nutrientes, irrigação e demais cuidados no cultivo. Fique atento!
E aí, anotou essas dicas que preparamos pra você?
Então não deixe de colher os benefícios de ter uma horta em sua residência!
Investimento, Passo Fundo, Vendas, Imóveis, locação, Ariotti