Você sabe avaliar a incidência solar ao escolher um imóvel?
Você sabia que a incidência solar tem um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos moradores de um imóvel?
Além do conforto térmico, principalmente no inverno, a incidência da luz solar traz outros benefícios, como a economia de energia elétrica e o combate de fungos e ácaros. A luz natural também pode ajudar a valorizar o espaço.
Se você não faz ideia de como descobrir a orientação solar de um imóvel, esse post foi feito para você.
Continue lendo!Caso você priorize a entrada de raios solares, é importante observar o trajeto que o sol realiza sobre o empreendimento. Ou seja, avaliar como a luz natural se forma em cada fachada do imóvel, em diferentes horários e períodos do ano.
Dica: baixe um aplicativo de bússola no seu celular. Através dele é possível entender qual é a direção que a fachada do imóvel está apontada.
De maneira geral, no hemisfério sul, onde nosso país se localiza, a iluminação será melhor em imóveis que possuem janelas voltadas para o lado norte ou variações dele (nordeste e noroeste). Nesse caso, o sol aparece o dia inteiro, inclusive no inverno.
Verificar a planta do imóvel também pode ajudá-lo nessa escolha. Na planta baixa de um imóvel é possível visualizar a posição dos cômodos e suas aberturas, como portas e janelas. Assim você pode verificar onde ficam os lugares mais iluminados.
O que fazer caso seu imóvel receba pouca luz solar?Nesse caso, recomendamos que você redobre os cuidados com a limpeza em sua casa. Quando o imóvel recebe pouca luz solar, o ambiente tende a ficar mais escuro e úmido, podendo influenciar até na saúde dos moradores.
Para evitar ácaros e fungos, evite carpetes e excesso de tapetes. Além disso, troque as roupas de cama com frequência.
No caso de um imóvel com forte incidência solar, o que pode incomodar e até deteriorar pisos e pinturas das paredes, a dica é apostar em cortinas persianas e telas solares. Além disso, você pode investir em vidros especiais, que bloqueiam a entrada de calor, e em vegetação, como plantas, para refrescar o ambiente.
Gostou das dicas? Siga a Ariotti nas redes sociais e não perca nossas atualizações.
Confira mais novidades clicando aqui.