Carros eletrificados e as novas demandas em condomínios
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional das Distribuição de Veículos Automotores), em abril de 2024 a venda de veículos eletrificados (híbridos ou 100% elétricos) representou 10% do total dos veículos 0 km vendidos no país, avanço de mais de 700% de um ano para outro. Basta andar por qualquer cidade do país que é fácil encontrar um destes veículos rodando.
Todavia, em que pese este avanço, isto tem gerado certo desconforto e atrito nos condomínios. Os edifícios mais novos e de alto padrão, já estão sendo entregues com tomadas específicas para carregamento das baterias destes veículos. Ocorre que, os edifícios mais antigos não possuem estrutura para isto, e os condôminos estão instalando por conta própria, mesmo sem autorização dos edifícios, para insatisfação dos demais moradores.
Na cidade de Passo Fundo, já se sabe que vários condomínios realizaram assembleia de condomínio com o objetivo de discutir este tema: a instalação de tomadas individuais nas garagens. A grande maioria dos edifícios tem aprovado, com a ressalva de que deve ser feita por profissional devidamente habilitado e material de boa qualidade, devido ao alto risco de danificar a estrutura elétrica do edifício.
O fato é que, é inegável o crescimento das vendas dos veículos e os condomínios que permitirem a instalação e/ou já possuam tomadas para carregamento das baterias serão cada vez mais valorizados, pois agregam valor aos moradores, que podem ter a opção de aquisição dos veículos eletrificados sem gerar desgaste com os demais condôminos.